terça-feira, 6 de outubro de 2015

                                   NOMES NO LIVRO DA VIDA
Paulo, na passagem de Filipenses 4. 2,3, refere-se a duas mulheres, Evódia e Síntique, que trabalharam com ele, com Clemente e com outros cooperadores no Evan­gelho: Cooperadores cujos nomes estão no livro da vida. Como se vê, o apóstolo as coloca no mesmo nível que ele e Clemente, demonstração inequívoca da excelência do ministério dessas discípulas. Os termos que ele usa - cooperadores (synergos) e obreiro esforçado (kopión) - parecem referir-se a um grupo especial de cristãos, cer­tamente, os que ocupavam postos de comando dentro do movimento cristão. Evódia e Síntique aparecem como integrantes do grupo de líderes. Paulo sabia do que es­tava falando ao considerá-las cooperadoras cujos nomes estão Livro da Vida.
Os cooperadores exerciam um amplo ministério ao lado de Paulo – que nunca os chama de subordinados ou servos. Cooperar significa atuar em conjunto para um fim comum. Lado a lado, no mesmo nível de liderança, mourejavam na propagação do Evangelho, fazendo ex­pandir o movimento cristão. E o apóstolo insta para que essas mulheres sejam ajudadas, pois são merecedoras de todo o apoio como figuras de destacada importância para o trabalho missionário.
Muitos comentaristas, entre eles Stanley Grenz, ad­mitem que seria ridículo negar que os colaboradores e as colaboradoras de Paulo possuíssem autoridade nas Igre­jas. E esclarece:
Em consequência, sua função de liderança envolvia evidentemente alguma forma de fala com autoridade, tal como a pregação e o ensino.”66

Nos relatos das cartas paulinas, passados pelo cri­vo da boa exegese, dois alvos são alcançados. O primeiro testifica a favor da importância do apostolado feminino no passado; o segundo destaca a verdadeira personalida­de de Paulo, como o apóstolo da inclusão dos segmentos sociais marginalizados: mulheres e escravos, e dos sepa­rados por paradigmas religiosos (judeus e gregos) ou por raça, destacando-o como o autêntico autor de Gálatas 3.28, e não como o apóstolo que, no decurso da história, é tido como inimigo das mulheres. (CONTINUA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário