sábado, 1 de dezembro de 2012

CORPO LUMINOSO

                                                  CORPO LUMINOSO
                                                                                             
 
Num dos trechos do Sermão da Montanha, (Mateus, 6: 22 e 23), Jesus Cristo diz: “A candeia (a lâmpada) do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!”. (Cap.6:22 e 23).
Ver sempre o lado mau das pessoas, achar que todo o mundo é desonesto e ter sempre engatilhada uma palavra de acusação e condenação são sinais alarmantes. Mostram que a pessoa é preconceituosa e não consegue ver o outro lado da vida, o lado bom das pessoas e enxergar a luz divina que pode brilhar em meio às falhas comuns ao ser humano. Às vezes, o olho é tão doente que até nas condições climáticas só consegue ver negatividade. Se faz sol, reclama do calor, se faz frio acha desagradável e trabalhoso ter que usar tanta roupa para se aquecer. Não consegue sequer ver a beleza dos fenômenos naturais, maravilhosa criação de Deus, revestida de perfeição e beleza indescritíveis. O “olho ruim” se manifesta, também, através das palavras da mãe ou do pai ao classificar uma criança de peste ou coisa-ruim porque é muito ativa ou faz as travessuras próprias da infância. Através desse olhar maligno, transmitido por palavras que soam como maldição, vai traçando um futuro realmente negro para os filhos.
Luz espiritual – Quanto às consequências, podemos observar,  que uma pessoa que possui um olhar maldoso não prejudica apenas os outros por vê-los de modo negativo; prejudica muito mais a si própria porque se mantém distante da palavra de Deus. Desse modo, acontece que os preconceitos e os sentimentos malignos, formam uma barreira intransponível, em seu espírito, impedindo-a de receber a luz que dela promana; daí, a afirmação de Jesus: “Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas.” Observe-se, nesse sentido, a atitude de algumas pessoas que estão sempre procurando descobrir alguma “picaretagem” por parte dos que pregam o Evangelho ou  alguma falha moral em sua vida particular. Hábito farisaico esse, pois que os escribas e fariseus não faziam outra coisa senão ficar de tocaia armando ciladas para Jesus Cristo, a fim de poder acusá-lo e condená-lo. Perdem, portanto, os fariseus de hoje, como perderam os de ontem, preciosas oportunidades de sair das trevas para a maravilhosa luz da palavra divina. Enquanto procuram descobrir intenções maldosamente ocultas, entre os que dedicam a vida a evangelizar, perdem o dia da visitação de Deus, como aconteceu à Jerusalém. E Jesus, vendo a cidade, chorou sobre ela, dizendo: “Ah! se conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos. Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todas as bandas; e te derribarão, a ti e a teus filhos que dentro de ti estiverem; e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação.” (Lucas 19:42 a 44).
Corpo tenebrosoUm corpo tenebroso seria assim como uma cidade sitiada? Os inimigos do corpo, a princípio, pode-se dizer que são as doenças. Mas, não são os únicos, pois a própria pessoa pode gerar e alimentar seus próprios inimigos, como os vícios da bebida alcoólica, das drogas e do cigarro. Incluindo entre as drogas os remédios que podem causar dependência ou efeito colateral.
No que se refere às doenças, de modo geral, além dos fatores carenciais, como falta de alimento adequado às necessidades básicas do organismo e problemas genéticos, há o componente de caráter espiritual, predominantemente. A palavra de Deus exorta a fugir da ansiedade, do medo, das práticas sexuais promíscuas, dos diversos pecados que destroem tanto a alma como o corpo. E, principalmente, exorta a respeito da qualidade de nossos sentimentos:”Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.” (Provérbios 4:23). Logo, se o coração não estiver bem guardado de todo o sentimento maléfico, em vez de vida, pode trazer morte. A Medicina, por sua vez, confirmando o que a Bíblia diz, assevera que o rancor, a mágoa, a competitividade desmedida, entre outros, são sentimentos que podem levar a pessoa a adquirir doenças graves como câncer, e ser vitimadas por acidente cárdio-vascular e depressão, entre outros. Essa verdade, profeticamente, está registrada na Palavra há milhares e milhares de anos, tanto pelo exemplo através dos personagens do Antigo Testamento, como através das exortações da palavra de Deus. Observe-se que Miriã, irmã de Moisés e de Arão, alimentar preconceito contra a esposa escolhida por Moisés e inveja do relacionamento de Deus com o profeta, ficou leprosa durante algum tempo. Posteriormente, Deus restituiu-lhe a saúde. Hoje, que vivemos sob graça divina, por meio de Jesus Cristo, e não mais sob a Lei (mosaica) sabemos que Ele já levou nossas enfermidades e doenças sobre si; é só abrir o coração – e os olhos – para a luz da Palavra a fim de receber a cura.
Bons olhos, boa saúde -  Quem olha com bons olhos para os seus semelhantes, certamente, terá um corpo saudável - tanto físico como espiritual. Pois “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz.” Quem ama o próximo como a si mesmo, conforme nos exortou Jesus Cristo, só pode olhá-lo com bons olhos. E, certamente, dá ouvidos às palavras divinas, tal como encontramos em Provérbios 4: 22: “Não as deixes (as minhas palavras) apartar-se dos teus olhos: guarda-as no meio do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para o seu corpo.” Assim seja.

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário