quinta-feira, 10 de julho de 2014

MALDIÇÃO SOBRE O FUTEBOL BRASILEIRO

                        
                  MALDIÇÃO SOBRE O FUTEBOL BRASILEIRO
                                                                                            Rachel Winter

Não culpem os jogadores, nem o Felipão, nem o Parreira, não acusem ninguém pelo fracasso do futebol brasileiro nesta Copa de 2014. Esperança de sucesso para milhões de pessoas, frustrada de um modo inacreditável pela vitória arrasadora da seleção da Alemanha por 7 a 1.

Todos hão de convir que foi algo realmente inusitado neste país, considerado o país do futebol e que esperava ganhar facilmente o hexa campeonato. Ao que se saiba, não há notícias de um time que goleasse o adversário com 4 gols seguidos em 6 minutos de jogo, como fez a Alemanha e depois ainda acertasse mais 3.

Poderíamos falar em alguma espécie de maldição? Talvez, porque o dinheiro que deveria ter sido usado para Saúde, Educação e Segurança foi desviado para patrocinar a construção dos estádios e demais despesas com a Copa.

Ontem, dia 9, no programa Cidade Alerta, do Marcelo Rezende, na Record, uma reportagem sobre o Hospital das Clínicas de São Paulo, foi de pasmar. Ainda que todos saibam do horror em que se encontram os hospitais públicos do país, não há como deixar de se indignar com a situação. Entre milhares de casos, cito só um exemplo: um idoso diagnosticado com tumor no cérebro esperou para ser atendido das 8h da manhã até as 16h30, sentido dores cujos remédios não conseguiam amenizar. E foi, finalmente, atendido? Não! Voltou pra casa sem atendimento.

E a situação dos médicos, que têm de atender uma multidão de pacientes por dia? Em outra reportagem, vista em outro canal de TV, a câmera flagrou um médico acocorado, socorrendo um paciente no chão do corredor. Estudam tanto, fazem tantos sacrifícios - só quem estuda medicina sabe - para depois virem a exercer a profissão em condições degradantes.

Penso ser desnecessário descrever os horrores que se veem nos hospitais públicos. Todos sabem da situação calamitosa em que se encontram. Do mesmo modo, é do conhecimento geral, uma vez que a mídia fala do assunto seguidamente, sobre o caos em que se encontram a educação e a segurança no país.

Diante desse quadro, comemorar a conquista da Copa teria sido chocante e escandaloso. Imaginem a cena, que não houve, torcedores comemorando e gritando de alegria, enquanto uma parte da população grita de dor nos corredores dos hospitais e, famílias choram seu filhos assassinados porque enveredaram para a criminalidade por falta de opção, porque não tiveram escolas adequadas para prepararem-se para um futuro melhor. Nosso país é um dos campeões nas mortes de jovens entre 16 e 25 anos de idade. E um dos campeões em matéria de assassinatos. Diante desses tristes dados, ser campeão do mundo, no futebol, seria um modo de mascarar toda essa realidade miserável. Francamente, o dinheiro empregado na copa e que deveria ter sido usado para finalidade de maior alcance social, trouxe maldição para o futebol brasileiro. Lamentável que essa maldição tenha pesado sobre os ombros dos atletas e dos demais membros responsáveis pela Seleção brasileira. Muito triste. É bom lembrar que a nação que pratica a justiça social sai sempre fortalecida e vitoriosa e que há muito mais entre o céu e a terra do que pensa nossa vã filosofia.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário