segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Trecho extraído do capítulo 5 do livro Mensageiras da Ressurreição

Gênesis 2 apoia a subordinação da mulher?
Observemos alguns pontos de vista daqueles que encontram – de maneira arrevesada – argumentos no livro de Gênesis para apoiar suas teses de caráter discriminatório contra as mulheres.
Primeiro, conforme a visão dos complementaristas (antifeministas) o homem tem direito de exercer liderança, seja na igreja seja na sociedade, por analogia com o que acontece na ordem da Criação. Eles priorizam a ordem temporal da criação: primeiro o homem, depois a mulher, conforme relatado no livro de Gênesis (2 e 3). Veem nesse fato motivo para determinar a submissão da mulher ao homem.
O argumento é detonado pela teóloga Mary Evans ao observar que os animais foram criados antes do homem e, também, da mulher (Gênesis 1). Por conseguinte, a prioridade temporal na criação não implica em superioridade, nem de ser, tampouco de função. “Nem dá a entender que os animais são superiores ao homem.”
De fato, não temos nenhuma indicação em Gênesis 2 de que a prioridade temporal seja de qualquer importância particular. As duas criaturas, macho e fêmea, são assim paralelas, sendo que a ordem (na criação) não amesquinha nenhuma delas.
O apóstolo Paulo chegou a citar o fato de Adão ter sido criado antes de Eva – contudo, não desenvolveu esse argumento, nem tirou dele qualquer conclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário