domingo, 14 de fevereiro de 2016

          DEUS FEITO Á IMAGEM E SEMELHANÇA DO HOMEM
                                                                               
                                                                                Rachel Winter


Não houve engano no título, não. Explico: entre pessoas não-cristãs, o que impressiona não é somente a sua falta de conhecimento bíblico, mas, o fato de preencherem essa lacuna com ideias próprias. Sem ter lido sequer uma página, consideram-se capazes de opinar sobre a Bíblia. Ou se leem alguns trechos ou conhecem algumas frases, de ouvir falar, interpretam-nas fora do contexto.  Nenhuma delas é capaz de reconhecer que nada sabe da Bíblia. Nenhuma delas é capaz de afirmar como o filósofo que disse sobre o conhecimento em geral: Só sei que nada sei.
 Na sequência desses desacertos, deparamos, então, com uma realidade abominável: Deus sendo criado à imagem e semelhança do homem - em vista de o indivíduo interpretar os textos sagrados a seu bel prazer e conforme lhe convém. Por conseguinte, criando Deus com características humanas. Reescrevendo a Bíblia, por assim dizer. E, algumas seitas chegam a fazer isso, literalmente.
Dentre as inúmeras consequências desse fato, vejamos a primeira: A maioria dessas pessoas decide que está salva porque costuma agir sempre corretamente, com honestidade e decência, sendo exemplo de bom cidadão e, por conseguinte, ao morrer, irá para o céu. Dificilmente, encontramos alguém que se ache pecadora, ainda que esteja vivendo longe da presença de Deus. Elas acham que estão perto, porque decidem assim e ignoram que só O encontramos na Palavra, pois, é ali que Ele habita e é dali que nos instrui e nos guia pelos caminhos da justiça, para a salvação. Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho, conforme afirma o Salmo 119. 105.
Costumam incluir, também, em conceitos nebulosos, as pessoas que lhes são caras. Vemos esse exemplo bem claro na mídia. Ao morrer algum artista querido do público ou qualquer pessoa de grande projeção social, dizem: Fulano foi para o “andar de cima” – significando que foi para o céu. Chega a ser patético! Não perguntam se o falecido conhecia o Caminho, que é Jesus Cristo. Observemos o contrassenso desse modo de pensar comparando-o com as iniciativas que tomamos para ir a um determinado lugar desconhecido, mesmo na cidade onde moramos. Para saber que itinerário tomar, recorremos ao mapa da cidade, à Internet, GPS e outros. Mas, quando se trata de vida espiritual, de deixar o mundo físico em direção à presença do Pai, as pessoas que não conhecem a Palavra estão certas de que irão para o “andar de cima” mesmo às cegas, sem saber que caminho tomar. Não têm a menor ideia do que é preciso fazer para serem salvas. Ignoram o que Jesus disse: Eu sou o Caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. (João 14. 6). Só por Ele alcançamos a vida eterna,  só por Ele ressuscitaremos no último Dia.
Vale insistir e esclarecer que o mapa para chegar à “Nova Jerusalém” encontra-se, há milhares de anos, desenhado na Bíblia Sagrada – é só seguir a Cristo.
Consequência número dois: Outro costume é dizer que aquele parente que morreu, está lá em cima olhando para cá e ajudando os seus entes queridos que ainda estão na terra. Especificamente, sobre os ancestrais falecidos, a família acredita que eles estão presentes no casamento dos filhos ou em qualquer outra ocasião festiva ou aflitiva, participando da comemoração; ou, ajudando-os em momentos tristes. Isso é muito comum. Afirmam, com segurança: Sei que papai - esteja onde estiver... - está nos vendo e se alegrando conosco; ou nos ajudando nos momentos difíceis. Pura ilusão! Ledo engano, porque no livro de Lucas (16. 26) na parábola do rico e do Lázaro, a qual situa-se no Hades (mundo dos mortos), lê-se: Está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam.
Ficamos cientes, portanto, que não há comunicação entre os vivos e os mortos. Qualquer manifestação nesse sentido - pois existem, -ensina a Bíblia, é de procedência maligna, mentiras de Satanás, o Enganador.
Consequência número três, repetindo: Acreditar que basta ser uma boa pessoa decente, para ser salva, é ignorar ou não levar a sério o que Jesus disse: Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. (Marcos 16. 16)
A pessoa decente, que não faz mal aos outros e até mesmo faz o bem, já tem sua recompensa aqui na terra. Verdade! Note-se, por exemplo, como são respeitados e homenageados os chamados benfeitores da humanidade, e como são amadas as pessoas de bem. Contudo, se em vida não aceitaram Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, ao morrer, quem os encaminhará à presença do Pai eterno? Posto que Jesus Cristo é o único Mediador entre Deus e os homens.
Quanto ao outro aspecto da questão, isto é, quanto aos que realmente se convertem a Cristo, necessariamente são ou tornam-se pessoas de bem; se, em alguns casos, isso não acontece é porque não houve conversão verdadeira.
Consequência número quatro: histórias bíblicas colocadas ao nível do folclore. Motivo de chacotas que se estendem ao longo dos anos; como a história da maçã, o chamado fruto proibido, que Adão e Eva comeram, no Éden (Paraíso). Certamente, todos sabem que o nome da árvore que produz maçã é macieira. Mas, o que Deus ordenou ao homem, ao colocá-lo no Jardim do Éden foi: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás...(Gênesis 2b e 3).
 Como é que a maçã, fruto da macieira, entrou nessa história? A resposta já conhecemos de antemão, é o costume de interpretar a Palavra sem qualquer critério. Porquanto, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (1 Coríntios 2.14).
Quantas questões sobre as quais meditar! Que misteriosa árvore é essa que pode levar ao conhecimento do bem e do mal? E a árvore da vida, que Deus colocou no meio do Jardim do Éden? Que misteriosas árvores são essas?  E vamos desaguar até mesmo em outra pergunta, que misterioso Jardim é esse?
Só sei que Jesus Cristo, segundo o livro do profeta Isaías (61.3b) quer fazer de nós árvores de justiça, plantação do Senhor, para que Ele seja glorificado.
Então, como é que fica aquela representação folclórica de Adão e Eva mordendo a maçã e a mensagem subliminar e maliciosa insinuando, inclusive, que o chamado pecado original tem alguma coisa a ver com sexo? Sem dúvida, embustes do homem natural. Contudo, são verdadeiras pedras de tropeço que impedem muitos de se interessarem pela Palavra de Deus, levando-os a desprezá-la e ridicularizá-la. (Como faz habitualmente a mídia brasileira). Diante de tudo isso, resta o esclarecimento bíblico o qual afirma que as coisas espirituais só se discernem espiritualmente. Aquém do universo espiritual, assistimos o homem, segundo sua imaginação, criando Deus à sua própria imagem e semelhança.





Nenhum comentário:

Postar um comentário