segunda-feira, 12 de janeiro de 2015


                                       CRÍTICAS AOS NEOPENTECOSTAIS:

                                        IRMÃOS CONTRA IRMÃOS
                                                                                    Rachel Winter

 Por que a atuação das igrejas neopentecostais suscita tantas críticas entre os evangélicos das chamadas igrejas históricas? Alvo de verdadeiro bombardeio diário, são acusadas de pregar a Palavra de Deus unicamente para agradar o povo, distanciando-se assim da mensagem essencial do evangelho, além de falarem muito em dinheiro. Acreditam, também, que a teologia da prosperidade foge dos princípios básicos cristãos; dizem, ainda, que os crentes não estão recebendo individualmente a orientação de seus Pastores, como deveriam - entre muitos outros defeitos  apontados.

No entanto, ao apontarem o dedo contra os neopentecostais, os críticos parecem não lembrar do que Jesus Cristo disse, em Marcos 16.15: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Quer dizer, Cristo não mandou circunscrever a ação evangelizadora da igreja ao âmago da própria igreja, com a atenção voltada para um grupinho de crentes, como aconteceu durante séculos, aqui no Brasil, com algumas igrejas elitistas; cuja membresia, durante dezenas de anos, não passava, de uma centena de pessoas; e seus membros, além de outras preocupações de somenos importância, costumavam primar pela elegância no vestir e pareciam sentir-se tão perfeitos e santos como o fariseu quando, ao orar ao lado do publicano, (Lucas 18. 11), exclamava: "Deus eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano..."

Não estou querendo empequenar o trabalho das igrejas históricas, pois, bem sei que a mensagem primeva do evangelho chegou ao Brasil trazida por essas igrejas. Porém, me refiro especificamente ao caráter elitista que tomaram no país. E, meu objetivo aqui é analisar as críticas que os históricos costumam fazer aos neopentecostais, como foi dito acima e, especialmente, à teologia da prosperidade.

Nesse contexto, indagamos, de que modo patrocinar a expansão do evangelho "por todo o mundo", e sustentar igrejas com milhares, algumas com milhões de membros, através do mundo, como fazem as neopentecostais?

Certamente, Deus já providenciou os recursos fazendo com que as igrejas prosperem, também, materialmente, através da prosperidade dos crentes; o que dá origem a um círculo de progresso material em prol - necessariamente - da expansão do evangelho.

A idéia de uma teologia da prosperidade nasceu em função das circunstâncias atuais, quando as igrejas neopentecostais passaram a arrastar multidões incontáveis para o Caminho, inspiradas pela sabedoria divina, que a tudo provê segundo as necessidades da igreja no decorrer dos tempos. Soluções que a mente humana nem sempre compreende ou acompanha. Causa de estranheza para as outras denominações menos abrangentes. Há, porém, que observar o desenvolvimento populacional - os bilhóes de habitantes que o mundo possui atualmente, aos quais urge pregar o evangelho. Para alcançá-los, meios de comunicação se fazem necessários e Deus já os providenciou, como a televisão, o rádio e a imprensa, bem como meios de transporte eficientes e rápidos. É necessário observar que não são mais doze tribos, apenas, a serem alcançadas, como no início dos tempos. Nem como nos séculos mais recentes, nos quais apenas pessoas das mesmas famílias que frequentavam uma igreja durante oitenta ou cem anos como se via acontecer em muitas das igrejas históricas.

Nem por isso deixamos de lembrar que tais igrejas históricas possuíam missões espalhadas pelo mundo, mas, de âmbito muito limitado em comparação com o trabalho desenvolvido, hoje, pelos neopentecostais.

Aí, surge a questão do dinheiro, causa de tanta polêmica e estranheza entre as pessoas do mundo e, até mesmo, entre alguns cristãos. Observemos que o dízimo é prática secular, existente desde o tempo de Abraão, à qual Deus incentiva e aprova, tal como se vê em Malaquias: 53.10: Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e  depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança. Prática essa confirmada por Jesus Cristo, em Mateus 23. 23, ao comentar que os fariseus davam o dízimo sobre as vendas de suas colheitas, mas, esqueciam do mais importante da lei, que são o juízo, a misericórdia e a fé - porque ambas as coisas deveriam ser praticadas, porque não são excludentes. Não está certo praticar um desses mandamentos e ignorar o outro.

As igrejas neopentecostais estão atraindo milhões de pessoas para o Caminho - Jesus Cristo. No entanto, os históricos opinam que essa massa humana vem em busca da solução para seus problemas pessoais, financeiros, de saúde, de desarmonia na família e outros tantos, e não verdadeiramente interessada em converter-se a Cristo.

Em certa ocasião, Jesus Cristo afirmou algo semelhante acerca das milhares de pessoas que o buscavam: Na verdade vos digo que me buscais não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. (João 6. 36). Jesus referia-se à multiplicação milagrosa dos pães, que havia realizado, e com a qual alimentou, por duas vezes, a multidão faminta que o seguia no deserto.

Mas, como o Senhor tratou aquelas pessoas? Por acaso, renegou-as? Não! antes ensinou-as sobre o que realmente importa para alcançar a vida eterna, para se chegar a Deus, nosso Pai; afirmando que deviam trabalhar não pela comida que perece, mas, pela comida que permanece para a vida eterna, e, dando-se a conhecer como o Pão da Vida.

Observemos que a multidão estava próxima de Jesus, fisicamente falando, ainda que, a maioria, por  motivos egoísticos e menos nobres, ignorasse a verdadeira identidade de Cristo. Contudo, o primeiro passo que é aproximar-se de Jesus havia sido dado. O mesmo acontece com os  milhões de pessoas que se aproximam das igrejas neopentecostais - muitos, movidos por interesses pessoais, mas, que acabam por conhecer o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, cujo sangue poderoso, derramado na cruz do Calvário, os pode salvar. 

Voltando à questão financeira, será que não dá para entender que pregar para milhões de pessoas, não é a mesma coisa que pregar para algumas dezenas delas? E que são necessárias verdadeiras fortunas em dinheiro para custear essa obra? Não estamos mais no tempo da "eclesia" - ou seja, época em que os apóstolos se reuniam nas casas das pessoas para ministrar a Palavra, em que os gastos da igreja eram menores.

Assim, podemos exclamar, ai de nós sem a teologia da prosperidade, que ensina os crentes a prosperem para que a igreja, também, prospere! a fim de se cumprir o grande mandamento, o "Ide".

Antes de encontrar defeitos nas igrejas neopentecostais, que tal observar, também, os milagres ali realizados? Jesus Cristo disse que pelos frutos conhecemos a árvore. Disse, também: "Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede-me ao menos por causa das mesmas obras." (João 14. 11).

Vi na tv, certa vez, um Pastor perguntar a respeito dos milagres realizados ,  por meio do apóstolo Valdemiro Santiago, na igreja Mundial: Por que tantas curas? Exclamo: Misericórdia!!! Jesus Cristo não falou a respeito dos sinais que seguiriam aos que crerem? os quais imporiam as mãos sobre os enfermos e os curariam? Além de afirmar que faríamos as mesmas obras que Ele fez e as faríamos ainda maiores?

Tais milagres acontecendo provam que a palavra de Deus está sendo observada em toda a sua pureza e veracidade, uma vez que é Jesus Cristo quem nos dá saúde, nos liberta e nos dá prosperidade. Lembrando ainda que "prosperidade é dom de Deus."

Aos descrentes, o Senhor Jesus disse, em João 14, que poderiam saber que Ele é "um só com o Pai" por causa dos milagres que realizava: "Crede-me  que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras." - concluindo o que dissera anteriormente: " O Pai que está em mim, é quem faz as obras."

Por conseguinte, os grandes milagres realizados nas igrejas neopentecostais comprovam a veracidade da pregação do evangelho, enfim, o respeito pela palavra de Deus. Só não vê quem não quer.

Muito construtivo e oportuno seria se os evangélicos, em geral, colocassem em prática a mensagem do Salmo 133: "Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça...Como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.

 

Um comentário:

  1. Prezada irmã,

    Creio ser importante esclarecer que uma grande parte dos críticos do neopentecostalismo também são críticos do pentecostalismo. São radicais ao extremo contra a fé pentecostal. A origem deles é a Igreja Presbiteriana, porém, não devemos generalizar pensando que todos os membros dessa denominação são iguais, aliás, aqueles que são personalidades renomadas nesta denominação são mais brandos em seus comentários.

    Existe pentecostal criticando neopentecostal? Sim, mas em se comparando ao grupo de cessassionistas, citado no parágrafo anterior, é bem pequeno.

    É importante pesquisar sobre a Teologia da Prosperidade porque algumas críticas a ela procedem. Líderes como RR Soares ao longo dos anos repensaram seus posicionamentos a respeito dela. Há uma década atrás, ele pregava que uma pessoa doente dava mal testemunho de sua fé, ensinava que a prosperidade que Deus nos dá restringia-se ao campo material; hoje ele ensina que prosperidade significa ter estabilidade financeira e não apenas o acúmulo de bens , e que a prosperidade bíblica abrange as esferas espiritual, física e material.

    Ainda há quem seja radical em pregar a TP, quem esqueça de ensinar as verdades relativas a salvação da alma, que ensine aos membros de suas igrejas a buscarem apenas os bens matérias: o carro, a casa própria, mais dinheiro e status social. Esses líderes são censuráveis.

    Apoiemos líderes que ensine o povo a adorar a Deus e amar o próximo, pois “se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens" (1 Coríntios 15.19).

    Em Cristo,

    E.A.G.

    ResponderExcluir