sábado, 22 de junho de 2013

Trecho extraído do livro Mensageiras da Ressurreição

                        A RESSURREIÇÃO DE CRISTO
 
Nunca é demais lembrar, por causa de dúvidas e interpretações bizarras, que a ressurreição de Cristo foi literal e corpórea, não podendo ser vista apenas como espiritual. Haja vista, a Sua atitude, quando ressurreto, ao aparecer aos discípulos dizendo-lhes: Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo: tocai-me e vede; pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. (Lucas 24. 39, 40). Do mesmo modo será a ressurreição dos mortos da qual Cristo foi feito as primícias. (1Coríntios 15.20).
Amor inexplicável - O que a morte e a ressurreição revelam a nós, em seu substrato, continua a ser inexplicável para a inteligência humana, qual seja, o amor de Deus pela humanidade. Revelação que constitui, parece incoerência, um enigma para o intelecto, porque extrapola o nosso entendimento e compreensão. Ao falar do amor de Deus, nossa inteligência mostra-se frágil em comparação com o discernimento espiritual, capaz de apreendê-lo melhor. O evangelho de João descreve-o da seguinte maneira: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3.16).
Todavia, é preciso transitar, também, pelo universo da razão. A inteligência toma conhecimento do fato: Cristo morreu e ressuscitou por nós! Com Ele ressuscitaremos para a vida eterna! Essa vitória é a base da fé 
cristã e motivo de nossa perene alegria. Mas como é isso? Nesse patamar, o empenho teológico vem desempenhar o seu papel, embora saibamos que o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente (1 Coríntios 2.14). Não obstante, o esforço dos estudiosos para explanar o significado da ressurreição merece todo o nosso reconhecimento e aplauso - ainda que o tema se apresente dividido por interpretações diversas, o que seria de esperar dada a sua tremenda complexidade e ao seu mistério.
O conhecimento intelectual que, em comparação com a sabedoria que vem do alto (Tiago 3.15), caracteriza-se por ser limitado, esforça-se tenazmente para explicar o significado do mistério pascal e compreender os seus diversos passos. Nesse embate, surgem diferentes enfoques tanto no meio evangélico como entre católicos. Oportunas são as palavras de Paulo ao afirmar: Porque agora vemos por espelho em enigma... (1 Coríntios 13.12a).
Acentue-se, porém, que em nada as diferenças no modo de pensar a ressurreição, algumas das quais citaremos a seguir, afetam a fé na certeza de que se trata de acontecimento fundamental para a fé cristã. Sobre essa verdade os eruditos cristãos estudam e trabalham tal qual mineradores em busca de tesouros escondidos.
Não se entenda, porém, que o trabalho de exegese dos pesquisadores se faça unicamente no nível intelectual, apartado da revelação e da unção de Deus. De modo algum, possa entender-se assim. Antes, devemos reconhecer o seu esforço para trazer ao nível da razão as coisas maravilhosíssimas que pertencem ao universo do espírito até quanto seja possível - porque as cousas encobertas são para o SENHOR, nosso Deus: porém as reveladas são
para nós (Deuteronômio 29. 29a).
O impacto da Ressurreição - Para Wilbur Smith, bispo da Igreja Metodista:
A ressurreição de Cristo é a grande fortaleza da fé cristã. Doutrina que deixou o mundo de cabeça para baixo no primeiro século e que elevou o cristianismo a prevalecer sobre o judaísmo e todas as religiões pagãs do mundo Mediterrâneo.94
No jornal Christianity Today, em artigo de sua autoria Scientists and the Ressurreition (Os Cientistas e a Ressurreição) Wilbur Smith enfatiza:

Nenhuma arma foi forjada, e nem jamais será, capaz de destruir a crença racional nos registros históricos deste marcante e profético evento.95
Observemos, ainda, que esse extraordinário acontecimento constitui um ato da nova criação, sendo o corpo ressurreto de Cristo o primeiro corpo de uma nova ordem de existência. Nesse sentido, os que pela fé se acham unidos a Cristo recebem dEle o Espírito de vida e passam a fazer parte de uma nova raça. Assim que se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5.17). (CONTINUA).
 
 

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