segunda-feira, 10 de junho de 2013

Trecho extraído do livro Mensageiras da Ressurreição

                         A Igreja – Corpo de Cristo e sua missão
A Igreja aparece, portanto, como o canal de comunicação entre o Senhor ressuscitado e o novo mundo (lembrar que com Cristo tudo se fez novo), e bem definida nos Evangelhos como o Corpo de Cristo. O apóstolo Paulo, ao falar aos colossenses sobre o que padecia nos combates que travava por eles, amplia a sua mensagem acrescentando: Na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo que é a Igreja. (1.24b). Na carta aos efésios, fala sobre as bênçãos de Deus sobre Jesus Cristo, que o constituiu como cabeça da Igreja, que é o seu corpo. (22b e 23).
Cristo, depois de exaltado, atua neste mundo por meio da Igreja pela Palavra, pelo sacramento e por meio da missão dos cristãos que, ao agirem e se manterem em comunhão, passam a viver de conformidade com o plano que o Altíssimo tem para nós. Assim, em certo sentido, a Igreja reflete o caráter divino, e mostra-se como a imagem de Deus. É pela comunhão dos crentes, homens e mulheres, que a igreja - comunidade eterna constituída por um povo escatológico - pode vivenciar no presente a futura realidade do Reino de Deus. Esta é a sua missão.  
Ao meditar nessa correta definição de Igreja, perguntamos: como pode a Igreja, Corpo de Cristo, fazer jus a esse nome ao apresentar-se fragmentada sem a participação ativa e conjunta das mulheres ao lado dos homens em todos os aspectos do serviço cristão? Os responsáveis por essa fragmentação dão provas de não reconhecerem, até hoje, a autonomia espiritual das mulheres, e demonstram, por esse proceder, que não possuem, ainda, uma consciência clara do que seja a Igreja, como o Corpo de Cristo.
Ao concluir a abordagem sobre a Ressurreição e sobre a importância que a mesma representa para a fé cristã, buscamos resposta para mais uma questão intrigante. Na ocasião em que Jesus, ao encarregar as mulheres, tendo à frente Maria Madalena, de levar a notícia de sua ressurreição estaria fazendo delas apenas meninas de recado? Seria apenas a transmissão corriqueira de um simples recado, tal como: Andem, vão e anunciem pros meus irmãos que Eu estou aqui ressurreto? Todos hão de reconhecer o absurdo dessa interpretação. De forma alguma essa missão poderia ser confundida com um simples recado, e vista como algo que aconteceu por acaso. Contudo, é dessa maneira que vem sendo encarada durante mais de dois mil anos, por grande parte dos cristãos. A prova é cabal, as mulheres vêm sendo discriminadas, até hoje, em inúmeras denominações cristãs evangélicas e entre os católicos. (Continua).


 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário