quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Techo extraído do capítulo 16 do livro Mensageiras da Ressurreição

SÉCULOS DE RETROCESSO DA IGREJA
QUANTO AO PAPEL DA MULHER CRISTÃ



Aquela tendência de pensar a excelência do que é moderno em detrimento do que é antigo mostra-se inconsistente no que concerne à história da mulher na Igreja. O Novo Testamento, a arte cristã, as mais diversas fontes históricas e, até mesmo, os escritos apócrifos atestam que o lugar ocupado por ela, ao lado de Jesus, e nos primórdios do cristianismo, era tão importante quanto o do homem. Ela desempenhou as mesmas funções que o homem no quesito liderança, ensino e nas demais funções do serviço cristão – como já vimos enfatizando, com base nos estudos realizados por grandes teólogos, durante todo este trabalho.

Na arte cristã do primeiro e do segundo século, pode-se apreciar o desempenho das mulheres nas mais variadas atividades ministeriais. Aparecem administrando a Ceia do Senhor, ensinando, batizando, assistindo aos necessitados e liderando as orações públicas.

Hoje, contabilizamos séculos de apatia. À medida que a Igreja foi-se estabelecendo como instituição religiosa e o fervor espiritual decrescendo, a organização eclesial substituiu a simplicidade daquele primeiro e poderoso avivamento da primeira congregação cristã. A hierarquização trouxe a separação entre irmãos e irmãs, em lugar do primeiro amor - aquele sentimento poderoso que marca o início da nossa caminhada com Cristo; e que permeava o relacionamento da primeira comunidade cristã. Os homens tomaram para si os papéis de liderança, e às mulheres restaram atribuições secundárias. Aos poucos, elas foram silenciando e durante séculos a Igreja deixou de ouvir a sua voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário